Hoje o carnaval já começa por aqui com todo gás. Ou melhor, já começou faz tempo, desde o começo de fevereiro, com prévias de blocos, bailes e etc. Mas eu não fui a nadinha até agora, até porque meu próprio estado não me permite :-D!

O Porto Digital está organizando um bloco de carnaval que vai sair pelas ruas do Recife Antigo hoje. Já estou toda vestida a caráter, com a blusa do bloco toda customizada, maquiagem e chapéu. Fora isso, devo vir para o Recife Antigo uns dois dias à tarde, bem no horário das crianças, já que à noite, é muito tumulto pra mim. Também quero ir a Porto para pegar um solzinho e descansar para poder recarregar as energias para a semana que vem.

Infelizmente não vou poder ir para O Galo da Madrugada e nem para o ...Enquanto Isso na Sala de Justiça, mas estou conformada, pois carnaval tem todo ano :-).

14a Semana

Ontem fiz mais uma ultra. Faço bem mais ultras do que o normal por causa do tratamento. A de ontem foi para ver se a placenta estava totalmente definida para que a Dra. Madalena possa suspender os últimos medicamentos (Clexane e Ultragestan/progesterona). Também fui naquela torcida para ver se eu conseguia ver o sexo. Bom, na ultra deu que está tudo ÓTIMO! Placenta bem definida, bebê crescendo, colo do útero bem fechado. Um maravilha. Infelizmente ainda não deu pra ver se é menininho ou menininha. Agora só depois do dia 10/03. Aí é garantido. Bom, só o fato de ver que está tudo bem e o bebê está crescendo dentro da normalidade, já me deixa muito feliz. Amém.

Vejam abaixo como é que ele está agora que fez 14 semanas:

14ª semana

Os olhos de seu bebê estão fechados. No rosto, as bochechas estão mais gordinhas, o nariz está mais definido. As sobrancelhas estão aparecendo, os cabelos começam a nascer. "Já tem a cara do papai ou da mamãe".

O comprimento, da cabeça aos pés, é de 14 cm. O peso é de 25 gramas.

Observamos alongamento dos membros inferiores, os olhos numa posição mais anterior que lateral e as orelhas externas estão próximas da localização definitiva , cabeça ereta. Pode-se determinar o sexo fetal através de exame cuidadoso.

O corpo é recoberto por uma pelugem, que chamamos de lanugem de padrão enrolado que lembra o que mais tarde serão as impressões digitais. A função agora é de proteção e mais tarde serão os pêlos.

Os órgãos internos também amadurecem, com a glândula tiróide.

Nos bebês do sexo masculino vão aparecer a próstata, enquanto nas meninas aparecerão os ovários.

Pessoas, passei mais de dez dias sem atualizar o blog e tenho recebido vários protestos :-)... Viajei para São Paulo no dia 14/02 e só voltei no dia 22/02. Fui a trabalho e acabei não tendo muito tempo de escrever. A viagem foi ótima, tanto do ponto de vista profissional quanto do ponto de vista de lazer. Foi tão bommmmmmm voltar a viajar, principalmente a trabalho, porque eu adoro aquela cidade. A quem me chame de louca por isso :-D!

O meu bebê está ótimo, nenhuma alteração por causa do vôo ou por causa da agitação da cidade de São Paulo. Em São Paulo fiz algumas coisas legais: fui assistir Antônio Fagundes em uma peça muito legal ("As Mulheres da Minha Vida"), fiz alguns comprinhas bestas (já que estou no maior liseu), fomos a Jam Warehouse (um japonês que eu adoro) e fizemos um big almoço de domingo com muitos amigos que estavam lá. A única coisa que eu queria muito fazer e acabei não fazendo foi ir em lojas de decoração de bebês. Tinha até uns endereços legais, mas não deu tempo.

Flávio chegou na segunda, 20/02, para ir para o show do U2. Já estava com saudades e por isso foi ótimo ter o meu amor por perto. A única coisa chata foi que eu fui a ÚNICA pessoa que eu conheço que estava em SP e não foi para o show do U2. Tinha um montão de gente de Recife em SP e saiu uma galera muito legal para ir juntas a partir da casa de Luciana. Bom, só me restou assistir pela televisão sozinha. O show foi ótimo, mas confesso que foi meio chato ficar em casa sozinha, ainda mais sendo fã do U2 como eu sou. Mas tudo bem, sei que foi por uma boa causa. E outros shows virão :-).

Tentei folgar esta semana, mas não tive nenhuma condição pois no começo da semana, eu estava inteiramente dedicada a um pregão de backup/restore que a gente iria participar no BNB e o resto da semana tive que fazer as coisas que eu não fiz por causa do pregão. Confesso que estou meio cansada, mas tenho 4 dias pela frente pra descansar e pular carnaval... Antes que vocês se alterar, vou pular DE LEVE, DE LEVEEEEEEEEEE!

Ah, a boa notícia é que ganhamos o pregão do BNB. Os dois lotes! Todo nosso trabalho foi recompensado! YESSSSSSSSSSSSS!

De Volta às Viagens!

Amanhã volto a viajar... Vou para São Paulo a trabalho e aproveito e fico no final de semana. UEBA!!!! Na segunda, meu amor chega em SP porque vai para o show do U2 com Luciana e Marcelo. Eu não vou porque é óbvio que é agito demais pra mim e para o meu bebê. Buáaaaaaaaaaaaaa! Bom, como eu já fui em dois (um em SP e outro em Paris, muito chique) seria muito egoísmo meu criar caso pra Flávio ir sozinho, né?

De qualquer maneira, estou bem animada com a minha volta às viagens... Estou adorando!

13a Semana


Olhem como estamos nesta semana:

4º mês lunar - 13ª a 16ª semana

Mamãe

Modificações nos seios que alcançam seu tamanho máximo, as aréolas escurecem, os bicos dos seios aumentam e aparece o colostro. Os tubérculos de Montgomeri aparecem (estruturas como se fossem pequenos grânulos ao redor do mamilo). Tudo preparando para a amamentação.

Dependendo da sensibilidade de cada um, a mamãe já sente os movimentos.

Além do peso, pressão, altura do útero, pode-se ouvir ao sonar (aparelho próprio para este fim) os batimentos cardíacos do feto.

Os seios da mamãe, começam a produzir o colostro, com aumento do volume das mamas, aumento da circulação sanguínea e aumento das veias que se tornam mais visíveis.

Nesta fase da gestação, com 16 semanas, se a mamãe quiser pode fazer o teste triplo, no qual se detecta problemas como espinha bífida e síndrome de Down. Sendo um exame de sangue não invasivo, não há riscos para o bebê.

Bebê

O comprimento dos pés a cabeça é de 11,5cm., pesando em torno de 15 a 20g.

Os olhos agora já tem pálpebras que se juntam, permanecendo fechadas.

Os dedos da mão são levados até a boca.

Começam a se delinear as costelas, ossos do crânio e dos membros. Nariz e queixo já estão bem delineados também.

A placenta, cuja função é nutrição do bebê, já é auto-suficiente na produção de hormônios para manutenção da gravidez.

Ocorre eliminação de resíduos do bebê.

Lilypie Baby Ticker

Novidade Boa...


Minha prima Alessandra está grávida... EBA!!!!!!!!!!!! Adorei a notícia mesmo... Tomara que esses primos sejam tão unidos quanto eu e ela somos desde pequena :-). Ela está com 2 meses a menos do que eu, mas mesmo assim eles vão ter quase a mesma idade. Tô tão feliz.

Poucas Palavras Hoje...

- Vim dirigindo hoje! EBAAAAAAAAAAA!

- Namorei moitoooooooo ontem pra tirar o atraso! E hoje estou com cara de quem ganhou na megasena acumulada! EBAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

OBS: namorei muito, mas antes tive que ler 1 página e meio do livro que Danise me deu para poder provar pra meu amor que SEXO É VIDA, como já dizia a comercial do Viagra... E que não faz nenhum mal pro bebê. Comédia! :-D

Consulta Dra. Madalena

Hoje fui levar o resultado da ultra na Dra. Madalena. Obviamente que eu estava cheia de esperanças que eu recuperasse de volta parte da minha liberdade. Ela disse que eu estou ótima, que meu bebê está ótimo e ainda disse que o 6o sentido dela diz que é um menininho :-D. Flávio é quem vai gostar dessa intuição dela.

Resumindo, estou ótima e ela me liberou para dirigir, viajar e namorarrrrrrrr moitooooooooo :-p! Com relação a progesterona, eu já tinha parado com a injetável e agora ela diminui de 3 óvulos por dia para 2 óvulos por dia. E ainda não vai parar o Clexane. Para parar esses dois últimos remédios, ela me pediu uma no ultra daqui há 10 dias para ver se a placenta já está bem definida (ainda não está muito não) e também pediu novos exames de sangue imunológicos. Se tudo sair bem nesses dois exames, ela para com tudo. Bom, a única coisa que ela ainda não liberou foi os exercícios. Ela só vai liberar no 4o mês porquee ela ainda acha perigoso. Mas já estou achando tudo de bom tamanho.

Bom, tô adorando que vou fazer outra ultra em 10 dias, porque adoro ver meu bebê e ainda por cima terei a chance e ver se dá pra ver o sexo! OBAAAAA!

Barriga de 12 Semanas


Vejam a fotinho ao lado. Tirei ontem a noite lá em casa. A barriguinha aumentou um pouquinho e está até bonitinha :-p. Também já tem uns pneuzinhos meios chatinhos, mas acho que faz parte do processo para perder a cintura e a gente ficar mal feitinha, né? Hahaha... Eu e minha neuroses. Ontem no consultório do Dr. Pedro, tinham duas grávidas, enormeeeeeesssssssss. Além das barrigas que estavam muito grandes, elas estavam, muito, muito gordas. QUERO NÃOOOOOOOOOOOOOOOO ficar assim. Ficar com a barriga grande é inevitável, mas ficar enorme de gorda, sem dúvida, deve ser possível evitar. Ai, ai, vou me cuidar, sem falta. Hoje tenho Dra. Madalena e se Deus quiser ela vai me liberar para fazer exercícios.

12a Semana


Hoje completo 12 semanas e estou saindo da fase mais crítica. EBAAAAA! Olha aí a foto do meu baby. Parece genteeeeeeeee! Dizem que esta fase que estou entrando é a mais legal. Vejam o que acontece nesta semana:

12ª semana

Nesta semana com 9,5 cm de comprimento (como fiz a ultra ontem, antes de completar 12 semanas, ele ainda está com 6,1 cm) e aproximadamente 14g. Começa a ossificação, surgem pêlos e começa a definir anatomicamente os órgãos sexuais . Lembre-se que o sexo está determinado geneticamente desde a fecundação.

Os músculos funcionam, mas não há controle por parte do bebê. Os rins produzem urina. O líquido amniótico presente, em torno de 50 ml, que vai aumentando com o decorrer da gravidez. O intestino está já no local correto do abdome, não se projetando mais para dentro do cordão umbilical.

O rosto do bebê começa a se parecer mais com o rosto humano (vejam na ultra aí ao lado que tem uma foto do bebê de perfil e realmente é um rosto humano :-)).

OBS: o mais legal foi ver ele se mexendo muitoooooo. As perninhas não paravam de se mexer. Tãooooo lindooooo!

... que deu para saber se é menininho ou menininha. O bebê estava de pernas cruzadas e o cordão umbilical estava passando no meio das pernas, pra dificultar mais ainda a vida do Dr.Pedro :-). Que pena! Bom, mas o importante é que esta ultrasom de hoje foi uma das mais importantes porque foi feito o exame de translucência nucal que avalia o risco de ser ter um bebê com problemas. E pelo resultado, meu risco é bem pequeno. Amém! Claro que ainda tem outros exames importantes para fazer, como a ultrasom morfológica, que é feita com 20 semanas, mas estamos vencendo um etapa de cada vez e SO FAR, SO GOOD! Graças a meu bom Deus. Confesso que estava bem nervosa hoje... Coisas de mãe de primeira viagem.

Eu estou ótima. Minha barriga já está aparecerendo mais um pouquinho. Esta semana tirarei fotos para vocês verem :-). Amanhã também postarei as fotos da ultrasom de hoje.

Ah, fiquei sabendo de uma notícia bem triste este final de semana. Minha amiga Mônica perdeu o bebê :-(. Ela estava com uma semana a menos que eu e teve um sangramento no final de semana retrasado. Infelizmente, ela só foi para o hospital ver o que era 24 horas depois e aí já não tinha mais jeito. Morri de pena. Peço a Deus que dê forças a ela e a Marne para passarem por esta provação e se cuidarem para logo, logo encomendarem outro baby.

Depois de um episódio como este, é claro que você fica ainda mais neurótica, né? Flávio então resolveu redobrar o cuidado. E até acho que ele tem razão.

Liberdade, enfim?

Na segunda que vem eu faço a ultrasom de 12 semanas e na terça levo o resultado na Dra. Madalena. Estou botando fé que na terça recupero parte da minha liberdade: vou voltar a dirigir, vou voltar a fazer exercícios (permitidos para grávidas, claro, antes que alguém me chame de louca e irresponsável, resolvi deixar logo claro), voltar a viajar (meus clientes estão morrendoooooooo de saudades de mim), entre outras coisitas mas que faz tempo que não faço porque não podia. Além do que, acho que ela vai mandar parar a progesterona em óvulo também. Tomara! Ontem me livrei da progesterona injetável. ALELUIA! E aí sim, acho que vou ter mais controle sobre o meu peso porque até agora já engordei 4kg e já estou achando muito para quem está com menos de 3 meses.

Na ultra de segunda, vou fazer a translucência nucal e verei quais minhas chances de ter um filho completamente saudável. Fora isso, dependendo do quanto meu bebê esteja com as perninhas "arreganhadas", vou conseguir saber o sexo. Estou super ansiosaaaaaaaaaa!

Eita Época Boa!



As fotos que estou publicando agora são do Encontro de final de ano da minha turma do colégio (Turma 88 do Colégio Santa Maria). Esse foi um dos maiores encontros e reuniu tanta gente, tanta gente, que foi um sucesso de público e crítica. A dureza era lembrar do nome de todo mundo. Dessa vez não teve crachá, mas no ano que vem, pode ter certeza que faremos um crachá com uma foto daquela época para podermos não cometer tantas gafes :-). Adoreiiiiiiiiiiiiiiii! Foi muito bom rever tanta gente e ver que quase todos estão bem e, principalmente as mulheres, estão ainda melhores fisicamente do que quando a gente era do colégio. Eita época boa, essa! Ah, o detalhe é que nesta época eu já estava grávida e já sabia, só que fiquei me segurando para não contar para ninguém porque eu ainda estava inseguro por eu ainda não ter feito a ultrasom.

Susto...

Ontem levei um baita susto em casa. E o pior é que eu estava sozinha, sozinha :-(. Tive um sangramento muito grande quando fui ao banheiro e fiquei branca e com os olhos cheios de lágrimas pois na hora pensei que estava perdendo meu bebê. Para minha sorte, logo percebi que nada tinha a ver com o bebê. Graças a Deus! Meu coração ficou tão apertadinho... É muito ruim a sensação de você ter um coisa que você queria muito e depois ter a sensação de que vai perder. Ainda bem que foi só um susto mesmo.

Muito melhor...

Ai, ainda bem que eu estou me sentindo muitoooooooooo melhor. Boa parte do enjôo passou e o que é melhor, a vontade de vomitar (ARGH!) sumiu. Que bom! Foi horrível. Me senti tão doente esses dias que não quero sentir mais isso de jeito nenhum.

Não fiz nenhum comentário sobre as comemorações do meu niver esta semana e semana passada. Na semana passada, dia 26/01, aproveitei que minha sócia e amiga-irmã Luluzinha estava aqui e chamei a galera para ir no Soho comemorar. Foi ótimooooooooo! Tanta gente... Tantos presentes (ai, como eu gosto de ganhar presente) :-). A noite foi muito divertida, com direito a bolo, velas e muitos parabéns pra você. Queria agradecer a todos os que foram: mamãe, Cris, Alberto, Lu Varejão, Lu Coelho, Ju Pepeu, Ju Cunha, Cle (era aniversário dele também), Eli, Ilma, Naná e Paulo, Rani e namorada (qual o nome dela mesmo?), Richard, Mila e Cácio e Sue... Ai, meu Deus, esqueci alguém?

Na segunda passada, foi a vez de eu comemorar, junto com Andréa Roselle, o meu aniversário e o dela junto com nossas amigas do colégio. Amigas de mais de 30 anos! Acho tão bonito conservar estas amizades. Mais uma vez, muitas amigas, muitos presentes :-), muitos parabéns, muito bolo e vela pra soprar. Foi SHOW!

Mais um ano se foi e eu comemorei bastante. Como dizem, comemoro meu aniversário umas 500 vezes por ano e adorooooooooooooooooooo! Pena que eu não tenho fotos para colocar.