Hoje fui almoçar em Olinda com uns amigos do Rio. Hummmmmmmmmmm! Delicioso! Fui no restaurante Oficina do Sabor que é dez! Além de comida excelente e clima agradável, o restaurante tem uma linda vista de Olinda. Muito legal... Aproveitei e tirei fotos de mim e da minha barrigona para mostrar para vocês como o Felipe está enorme aqui dentro :-).
Na segunda passada, fiz um ultrasom, depois de quase dois meses sem fazer. Estava morrendo de saudade de ver meu filho :-). Ele está lindo e saudável. Já está com 2.850kg. Levei a ultrasom na Dra. Vânia ontem e a partir de agora, tenho que ir lá toda semana para avaliar a situação. Na minha próxima consulta, ela vai ver se já está na hora de marcar o parto. Tomara que esteja :-), pois estou louca que chegue este dia...
Coisas das quais não vou sentir saudades:
1) Da dor nas costas que me acompanha desde os 4 meses.
2) Do peso da minha barriga depois dos 7 meses.
3) Da falta de ar depois dos 7 meses.
4) Da falta de forma do 2o até o 4o mês. Esse é justamente o período que sua barriga ainda não é de grávida, mas você já perde todas as suas formas e fica super mal feita. Hahahaha...
5) Da minha pele do 1o ao 4o mês que por causa da progesterona, encheu de espinhas e ficou parecendo um ralador :-). Ainda bem que depois do 4o mês, aconteceu o oposto.
6) Da falta de posição para sentar. Hoje tem sido um sacrifício enormeeeeeeeeeeee ficar sentada trabalhando ou até mesmo assistindo televisão.
Gente,
já estou na reta final. Final mesmo. E estou ansiosíssima!!! E aproveitando este clima de reta final e depois da famosa lista das coisas que eu repetiria e das coisas que eu não repetiria na gravidez, vou lançar outras duas listas; 1) Coisas das quais vou sentir saudade; 2) Coisas das quais não vou sentir saudade nenhum... Essas também vão ajudar as futuras mamães a irem se acostumando com este estado de graça que é "estar grávida"...
Coisas das Quais Vou Sentir Saudade:
1) Da sensação maravilhosa que é saber que tem um serzinho sendo gerado dentro de você que carrega o código genético seu e de seu marido. Esse serzinho é seu filho e aí você percebe como a natureza é inacreditável.
2) De ver a cara de alegria e felicidade total do meu marido quando descobrimos que era um menino. Impagável!
3) De sentir os movimentos do Felipe dentro da minha barriga. Desde o 4o mês, que foi quando senti ele se mexer pela 1a vez, que eu fico bestinha quando ele se mexe. Agora no final, tem sido a melhor fase, pois você consegue perceber o que é um pezinho, uma mãozinha, a cabeça ou o bumbum dele.
4) De ir fazer ultrasom com Dr. Pedro Pires. Além de ele ser um médico super simpático e sempre pontual, você sente muita confiança nos exames dele. Mas vou sentir saudade mesmo de ver o Felipe todo serelepe na minha barriga a cada ultrasom.
5) De ter fila especial em quase todos os lugares que eu vou. As que mais aproveitei foram a do cinema e a do supermercado, que são sempre tão cheias.
6) Da minha pele depois dos 4 meses. Nunca minha pele foi tão maravilhosa e tão pouco oleosa.
Fonte: Guia do Bebê (www.guiadobebe.com.br)
O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g.
Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, conseqüentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.
Por volta da 36ª semana, o bebezinho começa a diferenciar que ao dia a movimentação da mamãe é mais intensa que à noite.
Para garantir a saúde materno-infantil, as consultas médicas a partir de agora se tornam semanais.
É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.
A ansiedade e alteração de humor nessa fase são muito grandes. A expectativa quanto ao parto e se o bebê vai nascer bem são as maiores dúvidas.
O útero está bem abaixo das suas costelas.
Esta semana fiquei de repouso a semana inteirinha. Volto a trabalhar amanhã. Amém, porque já vi que realmente não fui feita para ficar trancada em casa. Apesar de já não ter muito fôlego para sair de casa ou para trabalhar, quero ainda ficar ativa por pelo menos mais 2 semanas, que é quando decidi parar de vez e me dedicar a esperar a chegada do Felipe. Segunda que bem vou fazer a provável última ultrasom e verei se o Felipe cresceu e engordou na medida certa. Apesar de eu ter certeza que sim, porque minha barriga está enorme e ele se movimenta muitooooooooooo na minha barriga. Não para quieto :-). Isso só pode ser sinal de muita saúde...
Bom, alguns estão se perguntando o porquê desse meu repouso esta semana e posso dizer que é por causa de uma situação bem comum nas grávidas, bastante constrangedora para se estar relatando neste blog e que, por isso, não vou entrar nos detalhes :-p. Seria até muito cômico, se não fosse tão dolorido :-). O que vou adiantar é que passei os últimos 3 dias sem poder sentar, daí acho que dá para deduzir onde foi o problema :-).
Já estou bem melhor e meu pai me levou para almoçar fora antes que eu ficasse doida e morresse de tédio...
Pessoal,
apesar de já ter ganhado bastante presente e adorei todos, todos, recebi esta semana uns muito lindos dAZAMIGAS e cia. que adorei bastante! Queria postar aqui a foto das amigas que vieram trazer o presente, Cris e Lu, e dos presentes que me deram: um tapetinho para o Felipoe brincar no chão e um mobile. Ambos lindíssimo e que eu já queria há muito tempo. Obrigada, AMIGAS! Beijo em Todas.
que eu faria diferente:
1) Pintar e detetizar o apartamento inteiro aos 8 meses de gravidez :-).
que eu faria igual:
2) Faria um blog para todo mundo poder acompanhar esse momento tão legal!
Essas suas dicas foram dadas pela minha amiga Eliane que deixou um recadinho me lembrando disso.
...é a data provável pro Felipe nascer!!!! Está tão pertinho que estou emocionada e ansiosa...
Vou adorar que ele nasça nesta data porque algumas pessoas que eu adoro nasceram nesta dia: minha prima Gabi e Marcelo, marido da minha sócia Luciana!!!
Vou adorar também que ele seja leonino.
Prometo que eu breve coloco uma foto minha no blog para vocês verem o tamanho da minha barriga.
Agora á a vez das coisas que eu faria tudo novamente:
1) Começaria outro tratamento de fertilidade com Dra. Madalena Caldas. Tomaria 1 milhão de injeções dolorosas ou não, por meses a fio, para conseguir realizar este sonho que é ter um filho.
2) Cuidaria da decoração do quartinho dele com o mesmo afinco que fiz até agora, pois não existe nada mais legal que você ver tudo pronto e tão lindo. Existem mil opções desde a mais cara até as mais baratas para você decorar o quarto do seu filho e não existe nada mais divertido do que cuidar disso.
3) Faria tantos chás de fraldas quanto possível para poder juntar os amigos e as amigas para comemorar este momento incrível. Na verdade, gostaria de ter feito o de Recife igual ao que fiz no Rio, pois lá fiz à noite, com homens e mulheres e foi muito divertido. O de Recife foi excelente, mas já fiz com 7,5 meses e já estava muito cansada. Sem contar que não convidei os amigos homens e acho que seria mais divertido não termos feito só o clube da Luluzinha.
4) Se me sentisse angustiada, cheia de minhocas na cabeça, como aconteceu comigo há uns meses atrás, falaria com a minha médica o quanto antes e faria tudo que ela mandasse, assim como fiz dessa vez. Identifiquei, junto com ela e com um psiquiatra, que eu estava caminhando para uma depressão pós-parto e o psiquiatra recomendou um remédio que fez milagres e hoje me sinto muito melhor e tenho certeza que a depressão pós-parto não vai passar nem perto de mim. Resumindo, eu voltaria a procurar um psiquiatra tantas vezes quanto fosse necessário.
5) Sempre que eu me sentir estressada, eu largaria tudo que estou fazendo e sairia só para cuidar das coisas do meu filho, como fiz algumas vezes. Quando você já é uma pessoa cheia de responsabilidades, que nem eu sempre fui (esposa, dona de casa, empresária, etc), você se sente muitas vezes pressionada se perguntando como você vai dar conta de tudo, principalmenta agora que você vai ser mãe. Quando o desespero bate, a melhor coisa a fazer é sumir e ir fazer coisas pro seu bebê e só pensar nisso. É o melhor remédio. Me foi recomendado por Dra. Madalena e ela acertou em cheio!
6) Continuaria a ser vaidosa tanto quanto fui a vida inteira. Continuaria a usar roupas fashion, a usar sapato alto, a fazer chapinha no cabelo, etc. Cuidaria do meu peso e alimentação (sem exageros) e passaria a me sentir linda como estou fazendo até agora. A vaidade deve ser prezada na gravidez tanto quanto na não gravidez para o bem da sua própria auto-estima. Isso é recomendação séria para todas as mulheres.
Bom, acho que é isso. Se pensar em mais coisas depois, volto por aqui.
Andei pensando nas coisas que eu faria diferente se minha gravidez começasse hoje. Segue abaixo umas listinha para as minhas amigas reais e virtuais para quando elas quiserem ser mamães :-)...
1) Eu não ficaria tão encucada com peso no começo como fiquei. Acabei me estressando à toa porque hoje quase não engordei e minha médica ontem me disse que eu estava parecendo uma "grávida manequim". Hehehe. Não que não engordar não seja importante, porque não ganhar muito peso na gravidez é muito importante para sua saúde e a do bebê. Mas também ficar na paranóia não é legal.
2) Tomaria menos refrigerante. Tomei coca-cola até a semana passada, quase todos os dias. Um verdadeiro vício. Além de não ser saudável, qualquer bebida do tipo "cola" é inibidora de ferro e pra mim que já estou com anemia, pior ainda.
3) Faria mais exercícios. Entre o 4o e o 5o mês fiz Yoga e foi muito bom para mim, mas acabei parando porque comecei a viajar muito a trabalho, depois peguei um monte de gripes seguidas, depois fiquei com falta de ar e depois com dor nas costas. O fato é que se eu não tivesse parado, provavelmente estava com menos dor nas costas e, até mesmo, menos falta de ar.
4) Prepararia todo o enxoval do bebê até o final do 6o mês. Depois disso, você fica tãoooooooooooooo cansada que acaba nem achando tanta graça assim em sair por ai fazendo compras, por mais que isso seja algo que você adore fazer, ainda mais pro seu filho. E olhem que para eu reclamar de estar cansada por estar fazendo compras, preciso estar muitooooooooo cansada, porque podem ter certeza que o primeiro verbo que aprendi a conjugar, principalmente no presente e no futuro, foi o verbo COMPRAR! Sou compradora compulsiva, tanto que meu marido já quis me internar. Hahahahaha.
5) Aproveitaria mais meus finais de semana para dormir e sair com o meu amor até o 6o mês, porque depois do 7o mês, sua disposição para isso, vai pro brejo. Hoje em dia eu fico tão cansada que 90% do programas que combino com Flávio acabam não acontecendo porque eu desisto de sair de casa. E logo euuuuuuuu que sou a rainha da Rua!
Bom, é isso que me lembro agora... Agora vou fazer a lista das coisas que eu repetiria.
Uma das coisas que eu sempre achei feio foi aquelas mulheres que ficavam altamente desleixadas por causa da gravidez. Usar roupa frouxérrima ou sem graça só porque está grávida e andar despenteada e sem maquiagem era tudo o que eu não queria para mim. E até acho que consegui me manter no salto. Hahaha... Até hoje ainda estou usando roupas que, modéstia a parte, me deixaram uma grávida bem fashion :-)... Obviamente que a moda me favoreceu, pois muitas das minhas batinhas que eu usava antes de engravidar, ainda cabem até hoje :-). A única coisa que eu acho é que, tão logo eu tenha o Felipe, não vou querer olhar para a cara de uma batinha tão cedo. Assim que eu emagrecer, vou querer só usar roupa bem justa e calça jeans bemmmmmmmmm apertada :-D. Hoje fico me perguntando quanto tempo será que vou levar para perder os 12kg que eu acho que vou ganhar até o fim. É claro que não vou entrar em nenhuma dieta maluca, pois tudo o que vou querer é que meu filho seja saudável e por isso preciso me manter bem saudável para poder dar o melhor leite para ele.
Por falar em leite, a outra coisa da gravidez/maternidade que me dá pânico é a amamentação. Estou bem disposta a amamentar meu filho tanto tempo quanto for possível (pelo menos até 4 meses), mas morro de medo de não conseguir. Sempre lembro das amigas que tentaram, tentaram e não conseguiram. Sou do partido que a amamentação tem que ser boa para as duas partes e por isso não condeno e nem julgo quem optou por parar antes. Entendo perfeitamente que elas chegaram a um nível de estresse tão grande que já não estava fazendo bem nem para elas e nem para o bebê. Espero não entrar para este rol, mas que eu tenho medo, ah, isso eu tenho mesmo.
Amigos, um dos meus maiores medos durante a gravidez era que aquelas coisas horrorosas chamadas estrias aparecessem em qualquer lugar do meu corpo. Isso porque já tenho trauma, pois na minha fase de crescimento (crescimento, que crescimento??? Só tenho 1,54m e esqueci mesmo de crescer :-p) consegui umas bem "bonitas" no meu bumbum. Hoje elas são bem clarinhas, mas estão lá e me lembro delas todas vez que me olho no espelho pelada ou de biquini. Mas voltando a gravidez, morria de medo que isso acontecesse, por isso nunca fui tão disciplinada para passar óleos e hidratantes. Passei a gravidez inteira usando óleo de améndoa (no começo da Natura e depois o da Johnson para bebês) e cá estou eu, com 8 meses de gravidez, e o saldo é: NENHUMA ESTRIA!!! Estou tão feliz que pela primeira vez na vida consegui ser disciplinada em relação a alguma coisa... Obviamente que eu sei que deve ter alguma coisa de fator genético que tenha colaborado para eu não ter tido estrias, como também o fato de eu ter engordado pouco (só engordei 10,5kg até agora).
Bom, o fato é que eu tenho que continuar me cuidando porque ainda falta um mês para o Felipe chegar e eu sei que minha barriga ainda vai crescer um bocado. Portanto, tenho que continuar nesta luta contras as estrias até lá :-)...
A medida do bebê nesta fase é de 32cm com peso em torno de 2300g.
A pele do bebê está lisa devido ao ganho de peso. O sistema imunológico evolui.
Na 34ª semana de gravidez, o bebê se prepara para o parto. Apesar dos ossos já estarem fortificados, os do crânio não estão conectados, que é para facilitar a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto.
Nessa fase, a mamãe deve continuar sentido contrações indolores chamadas Braxton Hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Só preste atenção se for mais que quatro contrações por hora durante o descanso, pois podem ser sinal de parto prematuro.
Ajuda
Você tem alguém para te ajudar como uma mãe, uma sogra ou uma empregada? Não! Então é bom começar a pensar nisto.
Dessa fase em diante, você se sentirá cada dia mais cansada e sem fôlego, aliada à uma barriga enorme e incômoda. Não poderá realizar muito esforço físico e por isso precisará de alguém que te ajude nos serviços domésticos.
E quando o bebê nascer, suas atenções estarão voltadas para ele. Quando o queridinho da família te der uma folga é hora de descanso e não de pensar nos problemas da casa. Mais uma vez a importância de alguém que te ajude com os afazeres domésticos.
Pessoal, dicas para s futuras mamães: façam todo tipo de reforma na sua casa que vocês queiram até o final do 6o mês. Isso vale inclusive e principalmente para o quarto do bebê. Apesar do quarto do Felipe está pronto, percebi que ao pintá-lo, o resto da casa pareceu tão sujo, que resolvi pintar a casa inteira. Porém o pintor acabou o quarto dele e só voltou para pintar o resto da casa agora. E cá estou eu, com quase 8 meses, e com a casa revirada. Um verdadeira zona!!!! Meu Deus... Que coragem a minha. E Flávio que odeia bagunça até mais do que eu, está quase ficando doido.
Para piorar tudo, quando achávamos que íamos nos livrar da bagunça neste final de semana, o pintor achou 2 carrapatos no quarto de Felipe. DOIS CARRAPATOSSSSSSS! E NÓS NÃO TEMOS CACHORRO! Estou tão estressada com isso porque o quarto dele está pronto, com boa parte das roupinhas lavadas e etc. De onde diabos que vieram esses bichos horrorosos???? O pintor acha que veio com a madeira dos móveis. Eu já não sei... Bom o que interessa agora é que eu tenho que tomar uma atitude e decidi que vou detetizar a casa inteira na semana que vem. Ou seja, mais um dia de bagunça, mais um dia dormindo fora de casa e etc... E haja paciência.
Nunca pensei que a frase "Ser mãe é padecer no paraíso" fosse tão verdade. Nesta reta final (já estou com quase 34a semana) tenho sofrido um bocado. Falta de ar, dor nas costas, cansaço físico e emocional e etc. Para piorar peguei mais uma gripe (a 3a em 2 meses) esta semana que me derrubou de verdade. Por outro lado, já estou tão apaixonada pelo meu filho que fico só imaginando a carinha dele, se ele vai parecer comigo ou com o pai, cuido do quarto dele com o maior capricho e por mais que eu saiba que o 1o mês vai ser dureza (e dizem que é ainda pior do que a gente imagina... Hehehe), estou louca que ele chegue logo. Falta bem pouco agora :-).
E tem mais... É engraçado como realmente a gente deixa de se preocupar com a gente para se preocupar com esta coisinha pequena que está dentro de você. No começo da gravidez, ficava toda estressada com peso, preocupada se eu tinha engordado muito e etc. Agora, na reta final, quase não tenho engordado... E agora, estou preocupada com isso, já que dizem que nos últimos 2 meses você engorda mais por mês do que nos outros meses. Estou muito ansiosa para fazer uma nova ultrasom e ver se o fato de eu não estar engordando está afetando o Felipe ou se ele está bem e eu não preciso me preocupar com este lance de peso.
Ainda estou com anemia. Depois de quase 1 mês tomando ferro duas vezes por dia, minhas taxas só subiram um pouquinho. Confesso que fora a pípula de ferro, não estou tão disciplinada na alimentação quanto eu deveria e por isso acho que vou levar um esporro daqueles quando for a médica na semana que vem :-p. Mas prometo que vou me esforçar daqui por diante.
Ou seja, amigos, ser mãe é realmente padecer do paraíso!!!!
O bebê está com 30cm de comprimento e 2000g de peso.
Acontecem preparações para o bebê viver fora do útero, como o armazenamento de ferro em seu fígado.
Paralelamente, ele continua com movimentos respiratórios como inspirar o líquido amniótico. O lanugo desaparece.
Como o bebê está pressionando seus órgãos, o melhor a fazer é ir mais vezes no banheiro e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades.
Se sentir dores fortes, contate imediatamente seu médico.
Precaução
Caso aconteça um parto antes do esperado é bom estar prevenida.
Deixe a mala do bebê e a sua organizada e pronta para levar à maternidade. Tenha sempre por perto o telefone de algumas pessoas com disponibilidade que possa pedir ajuda em caso de emergência.
Aproveite e verifique se não falta mais nenhuma peça ou utensílio para completar o enxoval ou quarto do bebê.
Organize o quarto do bebê.
Deixe com alguém os telefones de pessoas que você queira que sejam avisadas do nascimento do seu filho.