A barriga deu um salto!!!

Inacreditável o salto que minha barriga deu da semana passada pra cá! Tô com um buchinho de grávida arretado :-). E o Felipe tem mexido um bocado. Ainda muito sutilmente, mas já dá pra sentir bastante.

Quanto ao meu estado de estresse constante, ainda não melhorei muito não, mas estou a caminho de uma melhora. Comecei a fazer Yoga, caminha na praia e a fazer drenagem linfática. Tem servido bastante pra me relaxar e estou adorando. Pena que semana que vem já vou viajar de novo e vou passar 4 dias sem fazer nada disso. Mas viajar também é bom porque me distrai, mesmo sendo a trabalho.

Hoje recebi o esboço do quarto do Felipe da minha arquiteta. Vai ficar lindo!!! Entreguei para o marceneiro me dar o orçamento e já estou com medo do quanto ele vai me cobrar. Ai, meu Deussssssssssss!

As amigas estão cobrando fotos recentes. Não tenho tirado nenhuma, mas prometo que tirarei neste final de semana e postarei pra vocês verem o tamanho da minha barriga!

19a Semana

Taí a explicação para os meus 5 quilos já ganhos :-):

19ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

O comprimento do bebê deve variar entre 13 e 15cm e pesar 200g.

Nessa fase de gravidez, os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente. O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som.

Os dentes começam a se desenvolver. Nessa semana (ou na próxima) já é hora de fazer um outro ultra-som, o morfológico, para ver tamanho e peso do bebê, idade gestacional e verificar como está coração, placenta e cordão umbilical.

O peso extra pode afetar na postura da mulher que já não fica com a coluna ereta, causando dores. Use sapato baixo e tome banhos quentes para aliviar as dores.

Seu peso hoje
Só por curiosidade, no seu ganho de peso até agora pode contar que:

200g é o seu bebê

170g a placenta

320g o líquido aminiótico,

320g o útero

180g cada seio

O restante do seu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.

Gente, sei que estou muito ausente ultimamente, mas tenho viajado tanto a trabalho e ficado tão ocupada com as coisas da empresa que quase não tenho tido tempo de escrever no blog. Eu estou ótima, Felipe também. Agradeço a todas a minhas amigas reais e virtuais que têm deixado recadinhos para mim. Adoroooooooooooooo!!!! Peço só desculpas por não ter mais retornado com a mesma frequência de antes. Prometo que até o final da semana eu volto aqui para escrever. beijos em todos!

Muito Estresse

Olha, cheguei a conclusão que tenho que começar a fazer algum tipo de exercício ou vou explodir. Estou num nível de estresse tão grande que ando brigando até com as paredes. Nem sei ao certo porque, mas certamente tem a ver com preocupação com o trabalho, preocupação em casa, preocupação se vou ou não ser uma boa mãe, preocupação de o Felipe estar bem... Na verdade, tenho uma qualidade e um defeito ao mesmo tempo que é a capacidade que eu tenho de ter mil coisas pra pensar na minha cabeça ao mesmo tempo. Isso me faz uma pessoa MULTI-USO, porém me faz ficar mais ansiosa e estressada por motivos variados. Por isso, acho que vou fazer Yoga se a minha médica liberar hoje.

18a Semana

O bebê mede entre 12 e 14cm e pesa quase 150g.

Ele escuta seus batimentos cardíacos e os barulhos que o sangue faz ao correr pelo cordão umbilical e um pouco mais para frente escutará tudo o que a mamãe falar.

As retinas se tornam sensíveis à luz e os ovários das meninas já estão diferenciados. O ideal é que a mamãe tenha ganhado cerca de uns 5kg.

Os movimentos do bebê serão sentidos mais fortes. O útero está 2 cm abaixo do umbigo.

Compras
Aproveite esse trimestre da gravidez para fazer o enxoval e comprar os móveis do quarto do bebê, pois já não existe o mal-estar do início da gravidez, o perigo do abortamento passou e o peso da barriga ainda não atrapalha na respiração e caminhada.

É bom visitar maternidades para escolher a que melhor se encaixe em suas necessidades como localização e equipe especializada.

Faz quase uma semana que eu não escrevo. Pura falta de tempo mesmo, já que quando eu viajo a minha semana é sempre muito corrida. Bom, o importante é que estou de volta :-).

A GRANDE NOVIDADE é que eu já estou sentindo o Felipe mexer desde sexta-feira da semana passada. EBA!!!!!!!!! É uma sensação tão gostosa. Não sei bem definir o que é, mas parece que alguém está fazendo cosquinha na sua barriga e por vezes parece que você tem um monte de bolhinha de ar circulando pela sua barriga. A sensação é muito legal. À noite, antes de dormir, todos os dias sem exceção, Flávio põe a cabeça na minha barriga e fica tentando ouvir se o Felipe se mexe. Ele tem esperança que ele sinta o Felipe de mexer, mas acho que até lá vai levar umas semanas. Dizem que depois das cosquinhas e bolhinhas, vem os chutes e aí sim eu vou sentir pra valer e Flávio também. Dizem que é bom, mas que às vezes machuca. Mas se é a garantia de que meu filhote está bem e com saúde, que venham os chutes então :-)!

Semana passada, como contei aqui antes, fiz meu 1o Happy Hour de Fraldas no Rio. Minha amiga Kakau gentilmente me cedeu o apto dela no Jardim Botânico para juntar os amigos. Foi maravilhosooooooooooo! Foi quase todo mundo que eu esperava e fiquei muito feliz em ver todos. Ganhei muitas fraldas e presentes e a noite foi super agradável. Valeu, Kakau! Vou certamente repetir a dose em Recife lá pra maio, pois é sempre muito bom reunir os amigos e ganhar presentes, claro. Ah, só preciso aprender a comprar comida e bebida para uma quantidade X de pessoas, pois errei tão feito no Happy do Rio que acabou sobrando muita comida e muita bebida. Bom, pelo menos, é um bom motivo pra reunir a galera do Rio de novo :-p, pois como todo mundo sabe, festa é comigo mesma.

Neste mesmo dia, almocei com meus primos do Rio: Gabi, Carol e Bernardo. Foi muito legal, pois sempre fomos muito unidos, principalmente minhas primas e eu. Ambas já são mãe e me deram ótimas dicas. O almoço foi ótimo mesmo e deu para matar as saudades e fofocar bastante sobre nossas vidas, nossos pais e nossos sogros.

É mesmo inacreditável como a gente já começa a se identificar com seu filho depois que você sabe o sexo e atribui um nome a ele. Até então, eu já amava meu bebê, mas ainda era algo não paupável. Hoje, o Felipe já é Felipe para mim, já imagino ele nascendo, já imagino ele mamando, crescendo e me chamando de mãe. Não é legal isso??? Eu até me emociono :-).

Viagem a SP! Mais uma...

Esta semana fui a SP novamente a trabalho. Dessa vez a viagem foi super rápida e corrida. Mas bem no rítmo que eu gosto :-). Ai, ai... Acho que não posso mesmo passar muito tempo sem isso. Graças a Deus a viagem foi BASTANTE proveitosa do ponto de vista profissional. Acho que a empresa vai mesmo crescer este ano, mais do que os outros anos. AMÉM!

Aproveitei a ida para SP para poder passar numas lojas de decoração que eu vi na Casa Cláudia Bebê. Amei uma delas, chamada Atelie Criare! Quase enlouqueci de tanta coisa linda. Bem do jeito que eu queria: moderno, colorido, material diferente. Mas nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que carooooooooo! Bom, antes de decidir por cometer loucuras, tenho que pegar 1o o orçamento da parte de marcenaria que eu sei que também vai me custar um bocado, apesar de eu ter decidido manter o quarto bem simples e com bastante espaço.

Agora mesmo estou no Rio, também a trabalho. Amanhã depois de trabalhar bastante, visitar clientes e tentar ganhar dindin, vai ter Happy Hour de Fraldas na casa da minha amiga Kakau que gentilmente resolveu fazer esta festinha pra mim e meus amigos do Rio. OBAAAAAAAAAAA! Valeu, Kakau! Só abrindo um parênteses, a Kakau é uma daquelas gratas surpresas que o Orkut me proporcionou. Eu e ela estudamos juntas em Paris. Eu, computação. Ela, Design. Isso em 1989/90 e acabamos nos perdendo depois que eu voltei para o Brasil. Nos achamos no Orkut depois de 13 anos sem nenhum contato e de lá pra cá voltamos a ser melhores amigas. MUITO LEGAL.

Vou aproveitar a quinta de manhã e vou em uma loja de decoração de bebês aqui do Rio. Também vi na Casa Cláudia Bebê e acho que vou ficar doida lá também :-D!

Bom, logo,logo, eu volto pra contar como foi o meu 1o Happy de Fraldas e colocar fotos.

17a Semana

5º mês lunar - 17ª semana

Minha Gravidez Semana a Semana

Com 100g, o bebê agora mede 12cm.

Uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se forma para controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.

O bebê boceja e já tem impressões digitais. A barriga da mamãe está bem arredondada. A partir dessa semana é possível sentir o bebê mexer.

Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.

Não se esqueça de você!

Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa.

Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados.

OBS: na semana passada, o Felipe já estava com 214g, um pouco maior do que a média que o Guia do Bebê fala. Mais essas medidas não são muito precisas não. Já tentei seguir a risca, mas Dr. Pedro me tranquilizou dizendo que isso era muito relativo. Já estava preocupada se o Felipe não ia ser um gorducho e eu, pequininha como sou, não ia ter que fazer uma ginástica danada para carregá-lo e amamentá-lo :-). Eu e minhas paranóias. E tenho a impressão que é só o começo! Hahaha!

Lilypie Baby Ticker


... dessa vez para representar Felipe e o pai babão dele :-D!

Olha o Felipe aí, gente!




Eis a ultra do Felipe ontem. A tal que Dr. Pedro levou 2 segundos para dizer que era um menino e a tal que fez meu marido pular feito maluco. A ultra de baixo é a foto do bilau dele... Quem puder que identifique onde está, porque eu mesma só sei porque o Dr.Pedro disse :-). A ultra de cima é a foto dele de corpo inteiro. Enorme, 240g e se mexendo muito. Revimos o DVD ontem em casa e percebi que ele fica colocando e tirando a mão da boca. Tãooooooooooo lindooooooooooooooooooo!!!!!!!!

Ontem já comecei a pensar da decoração do quarto. Hummmm, vai ficar um luxo! Ai, meu cartão de crédito!

Dia Internacional da Mulher

Amigas, mulheres do meu Brasil, lindas e maravilhosas, parabéns pelo nosso dia! Minha mãe me mandou uma mensagem sobre a mulher que eu amei, do Pablo Neruda, e coloco aqui em nossa homenagem:

Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.



Pablo Neruda

Bom, pessoal, pra quem ainda não sabe, fui fazer a ultra hoje, já que meu médico não podia na sexta, dia 10. Resolvi antecipar ao invés de adiar, até porque a minha curiosidade não me permitiria esperar :-D! Não demorou 5 segundos e Dr.Pedro gritou, é um meninoooooooooo!!!! Flávio deu um pulo de alegria. A reação dele foi linda e muito doida. Quase um vexame! Hahaha! Me emocionei muito com a emoção dele, pois ele queria tanto que este filho fosse homem que Deus sabe o que fez ao presenteá-lo com esta benção... Eu também fiquei muito feliz, lógico. Até porque, de coração, não tinha nenhuma preferência e adorei ver que Felipe está crescendo, bem de saúde e com um pinto enormeeeeeeeeee! Dr. Pedro disse que ele vai ser macho de verdade. Hahaha.

Liguei para todo mundo que eu podia. A OI mais uma vez está me amando por isso. Todo mundo ficou feliz, mas a segunda reação mais engraçada foi a da minha avó. Essa é outra que só torce por netos e bisnetos homens. Acho que é porque a família Mattos tem mulher demais.

Bom, agora que eu sei que é Felipe mesmo que está vindo, já posso me empolgar com quartinho, decoração, roupinhas, enxoval. Ai... O máximo isso.... Meu cartão de crédito, coitado, é que vai se ferrar com isso.

Bom, gente, estou muitoooooo feliz! E mais ainda por ser um bebê aparentemente bem saudável e sapeca!!!

16a Semana

Nesta semana o comprimento do bebê deve variar entre 108 e 116mm e o peso é de 80g.

As pernas estão mais longas que os braços. O bebê já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Que bonitinho!

Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.

Os seios estão mais sensíveis e o útero pode ser sentido abaixo do umbigo.

Nessa fase, os médicos podem pedir alguns exames de nomes estranhos como alfa-fetoproteína, que serve para indicar problemas como anencefalia e espinha bífida, e a amniocentese, feito com a coleta do líquido amniótico para verificar a existência de algumas doenças genéticas, a maturidade pulmonar, a idade e o sexo do bebê.

Cuidados com os seios
Com os seios sensíveis e doloridos, às vezes até com amortecimento da aréola e veias proeminentes, o uso de sutiãs confortáveis e firmes são indicados.

Não precisa preparar os mamilos para a amamentação como se imagina. Quando o bebê nascer você receberá orientações de como amamentar seu bebê. Se preocupe em obter informações sobre posicionamento e a importância de se amamentar. A dor na hora de amentar, que algumas mães reclamam, está relacionada a maneira errada como a boca do bebê se posiciona no seio da mãe.

O Milagre do Chá Verde!

Sou tão doida, tão doida que ouvi dizer que chá verde é excelente para emagrecer. Um santo remédio mesmo. Tenho uma amiga que perdeu 7kg só tomando chá verde, sem nenhuma dieta. Minha mãe está tomando e está magrinha, magrinha. Como sou uma pessoa totalmente sem noção, liguei para Dra. Vânia e perguntei se eu podia tomar chá verde. Como além de tudo, sou muito cara de pau, não disse quais eram minhas intenções ao tomar chá verde, disse apenas que queria tomar porque adorava (nunca tomei chá verde na minha vida! Hahahaha) e a resposta dela foi um categórico: "tá doida????? Claro que não pode, sua louca!".... Hahaha, valeu a tentativa, né? Ainda bem que eu pelo menos tenho juízo para ligar para a médica antes de fazer algumas maluquices. Hahaha... Ah, a boa coisa é que ela me liberou para caminhar na praia. Ia hoje, mas não acordei :-(.

De resto, estamos ótimos, eu e meu bebê. Tenho sentido algumas cólicas que me deixam um pouco preocupada, mas as médicas dizem que é normal, que basta eu controlá-las tomando Buscopan Plus e pronto. Por isso tenho procurado ficar calma.

Sexta que vem, 10/03, vou saber o sexo do bebê, se tudo der certo e ele permitir. Tô numa curiosidade! Só aí que vou começar a me preocupar em comprar alguma coisa porque até agora não comprei nadinha, nadinha. Sexta terei novidades! YES!

Maria Luísa


Sábado, dia 04, foi o aniversário de um aninho da minha sobrinha Maria Luísa. Como o tempo passa rápido. Ela está uma fofa, andando com passos meio incertos ainda, mas muito destemida. Ela é mesmo uma graça. Ela se divertiu bastante na festinha que Carlota, minha cunhada, organizou para ela. Foi uma festinha simples, mas cheia de crianças e muito divertida. O bolo estava lindo e delicioso. Parabéns, Malu, que Papai do Céu abençoe o seu caminho daqui pra frente e só lhe traga alegrias.

Deixo aqui uma foto dela com a minha mãe no carnaval. Muito linda!

Amigos... ontem fui na Dra. Madalena levar o resultado da minha última ultrasom e do meus exames de anti-corpo. Os exames estavam ótimos e ela me disse que eu e meu bebê também. Por isso, ela me deu alta e me dispensou dos últimos medicamentos. Agora só estou tomando a vitamina que Dra. Vânia passou. Disse que não tinha mais porquê eu ir lá. E aí, vocês não sabem o que aconteceu quando eu fui me despedir da Dra. Madalena... Comecei a chorar. Feito uma lesa! Isso porque na hora me deu uma saudade dela :-(. Ela é tão legal, me ajudou tanto a chegar até aqui, que me bateu uma tristeza em ter que deixá-la. É claro que eu vou lá visitá-la quando minha barriga tiver bem grande, que eu vou lá quando o bebê nascer para ela poder vê-lo e ainda vou voltar lá daqui há uns 2 anos para ela poder me ajudar novamente a ter mais um filho, mas mesmo assim fiquei triste em ter que deixá-la neste momento. Acho que somou com o fato de eu já estar bem chateada por ter brigado com meu pai. Acho também que é porque ela sempre me passou muito segurança. Aí já viu, comecei a chorar feito uma tonta. Estou rindo de mim agora. Que bobeira minha :-).

Bom, fica aqui o meu agradecimento a ela. Pessoa muito humana e que entende mais do que ninguém o que é o problema da infertilidade. Vou ver se na semana que vem eu mando umas flores para ela e um cartão de agradecimento.

Foto Vetada!

Eu ia colocar uma foto de fantasia de corpo inteiro, mas vetei porque me achei tão enorme de gorda e tão feia que não quis mostrar pra ninguém :-). Já decidi, vou fazer regime. Brincadeirinha, não tenham um xilique! Ainda não fiquei doida não :-).

Dia 10, vou fazer uma nova ultrasom e aí sim, finalmentem, saberei o sexo! Ai, ai, quanta ansiedade!

Rostinho Redondo...


Gente, vejam como omeu rostinho está redondo. Sem falar no resto do corpo que está ficando sem nenhuma curva :-(. Já engordei quase 5 kg e estou apavorada porque acho muito para que nem completou 4 meses ainda, mas Dra. Vânia disse que era normal, já que eu tomei muito progesterona e corticoide e ambos incham bastante. Por falar em progesterona, usei meu último óvulo ontem. AMÉM! Nada mais de progesterona até o próximo filho :-).

15a Semana


Terça passada fiz 15 semanas. Como estamos, eu e o meu bebê?

15ª semana

Os cabelos continuam a aparecer e crescer, As sobrancelhas já estão mais definidas. Os braços tem flexão de ombro e pulsos, fechando as mãos e abrindo de vez em quando.

Os ossos da coluna vertebral estão mais desenvolvidos. A pele é muito fina e através dela pode-se ver os vasos sangüíneos.
Podem ser ouvidos os batimentos cardíacos fetais através do sonar.

O comprimento da cabeça aos pés é de 16 cm, sendo o peso em torno de 50g.



Meu carnaval foi bem mais agitado do que eu imaginava. Sem exageros, é claro. Até porque quem poderia exagerar com um marido cuidadoso e zeloso que nem o meu :-)? Bom, sexta-feira, brinquei muito no carnaval do Porto Digital aqui no Recife Antigo. No sábado descansei. No domingo vim novamente para o Recife Antigo (que estava ótimo por sinal, pois passou o Bloco da Saudade, o Acho é Pouco e outros). Na segunda, fui para Porto com Lu Varejão, Ju Cunha e nossos respectivos (foi demais, pois fomos para o Pontal de Maracaípe e o mar estava uma delícia!). Na terça, vim novamente para o Recife Antigo e foi o melhor dia. Pegamos uma mesa excelente e vimos muitos e muitos blocos passarem, seguimos alguns. Foi mesmo show! Bom, daí chegou a quarta-feira ingrata, que aproveitei para descansar e eis eu aqui de novo no batente. Mas eu gosto :-).

Vejam algumas fotinhos do carnaval...