32a Semana

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1800g.

O bebê já está bem parecido com que será quando nascer. O corpo está todo proporcional. As conexões do cérebro sempre mais complexas. A audição mais aguçada.

Movimenta-se cada vez menos por causa do espaço que tem dentro do útero, mas você sente os movimentos bem fortes.

O ganho de peso acelerado do bebê reflete diretamente no peso da mamãe. Agora seu útero está a 12cm acima do umbigo.

As contrações uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, podem ser percebidas.

A partir de agora, as suas consultas pré-natais devem ser quinzenais, pelo risco de surgimento de patologias como a pré-eclâmpsia (Pressão arterial ³ 140x90, associada a edema e à presença de proteínas na urina) e o trabalho de parto prematuro. Por isso, devem ser novamente solicitados o hemograma, exame de urina e de sífilis.

Um novo exame ultrassonográfico pode ser solicitado nesta fase para avaliação do crescimento fetal, determinação do peso fetal estimado, avaliação da quantidade de líquido amniótico, inserção da placenta, circulação sanguínea, útero-placentária e feto-placentária, e posição fetal.

Pediatra
Já está na hora de escolher aquele que te orientará nos procedimentos com o seu bebê por alguns anos: o pediatra.

Procure indicações, peça informações com parentes, amigas e seu médico de confiança.

Depois de selecionado alguns nomes, marque uma entrevista com cada um deles. Escolha o que te passar maior segurança, confiança e credibilidade.

Falta de Ar

Gente, tem hora que eu penso que vou morrer de tanta falta de ar. Chegou ao ponto da minha médica me mandar fazer logo o parecer cardiológico para ter certeza que não tinha nada a ver com o coração. Ja fiz todos os exames: eletro, ecocardiograma. Graças a Deus, eu não tenho nada. Conclusão: a falta de ar é decorrente da anemia que eu estou e da compressão natural que o Felipe faz ao meus pulmões. Muito chato isso, mas estou tirando de letra :-).

Finalmente consegui comprar quase tudo o que faltava para o enxoval do Felipe. Posso dizer que agora eu entendo porque todas as revistas dizem que você deveria comprar tudo até o 6o mês porque você tem muito mais disposição. E não é que é verdade! Protelei comprar as coisinhas dele até quando pude e agora que tinha chegado no limite, eu todo dia prometia ir, mas não ia porque estava muitooooooooo cansada. Bom, finalmente, ontem, aproveitei que tinha que sair cedo da empresa para ir tomar a vacina anti-tetânica e fui ao shopping comprar o que faltava. UFA! Também fui numa única loja e comprei tudo o que faltava: lençol de berço, fronha, travesseiro, mamadeira, chupeta (essas duas últimas comprei me lembrando da médica que deu a aula de amamentaçao no curso de gestante, pois ela disse que era super errado comprar mamadeira e chupeta como parte do enxoval, sem nem ao menos você tentar nunca usar essas coisa :-o... Mas mulher prevenida vale por mil e eu é que não vou deixar meu filho se esguelando no meu ouvido! Hehehehe), Bom, agora o que falta é tão pouco e menos prioritário a ponto de eu nem considerar :-).

Continuo babando o quartinho do Felipe! Tá tão lindoooooooooo!

Mais fotos do barrigão...





Há mais ou menos uns 15 dias atrás eu e Flávio, com participação especial do Felipe dentro da minha barriga, tiramos umas fotos aqui em casa com um fotógrafo. Ficaram muito legais e vou postar aqui duas das que eu mais gostei... Enjoy! E comentem!

Mais fotos...

Como não gostei de nenhuma das fotos que tirei sozinha no meu Chá de Fraldas, aproveitei o dia de sol que estava fazendo hoje aqui em Recife e tirei uma foto de minha e minha enorme barriga na beira do Rio, aqui no Recife Antigo. Vejam como ficou legal! Essa minha cidade é realmente muito bonita :-D!

Fotos do Chá de Fraldas





Chá de Fraldas

Fiz o meu Chá de Fraldas em Recife (já tinha feito um no Rio) no sábado passado! Apesar de não ter feito nada muito sofisticado, consegui reunir boa parte das minha amigas, de todas as fases da minha vida e só o fato de estar com elas, já foi um prazer. Fora isso, ganhei mais de 700 fraldas!!!! UAU! Acho que não precisarei comprar nem tão cedo. Queria aproveitar e deixar aqui o meu agradecimento a minhas amigas queridas que compareceram e dizer que senti muita falta das que não puderam ir. Estou muito feliz com o meu atual momento e por isso foi muito legal ter contado com vocês para dividir este momento comigo.

Mandei um e-mail de agradecimento para todo mundo que foi. Para algumas amigas da turma que estão querendo engravidar, mandei dizer que vou fazer uma mala com as minhas roupas de grávida hiper, mega fashion para que a PRIMEIRA que engravidar escolha o que quiser emprestado (digo emprestado porque vou querer de volta já que quero engravidar de novo no final do ano que vem). A briga já começou porque apareceram um monte de candidatas. Bom, a oferta vale para a PRIMEIRA a engravidar depois de mim. Então, amigas, mãos a obra!! Vão trabalhar em casa que a corrida começou!!! Hahahaha! Vejam algums fotos do Chá e comentem. Eu não gostei de nenhuma das fotos que eu apareci porque estava muito cansada neste dia e estava fazendo muito calor. Acho que minha cara reflete bem isso :-).

Gente, o quarto do Felipe ficou pronto na sexta-feira passada. No sábado, ficamos eu e Nena (a futura babá) colocando tudo no lugar: colcha, protetores de berço, almofadas, bichinhos de pelúcia, etc... Olhem o resultado como ficou lindo. Flávio, meu amor, está me chamando o tempo todo de lesa porque desde sábado, sempre que eu posso, eu entro no quarto, sento na cadeira de balanço e fico admirando o quarto e imaginando que já, já o Feliep vai estar ali. Que emoção!!!!



31a Semana

A medida do feto essa semana é de 28cm e já pesa 1600g.

A estrutura óssea do bebê se fortalece. A íris que era opaca torna-se colorida. Agora o crescimento irá diminuir, o bebê ganhará peso. Conforme o bebê vai crescendo e precisando mais de espaço dentro do útero, o líquido amniótico diminui.

Nessa fase de gestação, a mamãe ainda vai sentir dores nas costas, pois os músculos de sustentação começam a contrair e relaxar.

O útero está a 11cm acima do umbigo. Dormir de maneira agradável fica cada dia mais difícil. Está chegando o dia!

Segurança
Sua barriga está grande e redonda e ao usar o carro o cinto de segurança é extremamente desconfortável, não é?

Lembre-se que o cinto é um equipamento para sua segurança e obrigatório.

Para melhor acomodação, o cinto deve ser de três pontos e use-o na altura dos quadris, abaixo da barriga. Ajuste-o para não te machucar.

Não esqueça que daqui algumas semanas um pequeno ser também usufruirá o carro e também precisa de segurança. A cadeirinha de carro é um dos equipamentos mais importantes, pois o bebê irá usá-la logo que sair da maternidade.

Pode ter certeza que o bebê estará mais protegido na cadeirinha do que em seus braços.

As obras chegaram ao fim...

O pintor me entregou o quarto pintado no domingo passado e o eletricista foi lá ontem colocar a luminária e o dimmer. Agora é só o marceneiro entregar os móveis que vai ficar tudo prontinho! Estou louca pra ver tudo pronto. Acho que vai ficar show :-)!

Aguardem fotos!

Fofo!

Olhem o que minha amiga mandou pra mim. Amei!

Gente, neste próximo final de semana o pintor acabará a pintura do quarto. Também já peguei o kit berço e os quadrinhos da decoração do quarto na loja lá de SP! Ficou tudo maravilhosoooooooooooooo!!!!!!!!!!!!! Aí o marceneiro vai entregar os móveis na semana que vem, vou lavar todo o enxoval e montar tudinho em seu devido lugar. Aí, estou doida pra ver tudo pronto. Tenho certeza que vai ficar tudo lindo :-). Assim que ficar pronto mesmo, tiro foto para colocar aqui no blog.

Esta semana, depois de 2 meses, fiz uma nova ultrasom. Felipe está um fofo, enorme e pesando 1,3kg. Dr. Pedro imprimiu um foto do rosto dele com o dedinho na boca. Tão lindooooooooooooo! Amanhã trago a foto para escanear e postar para vocês verem.

Estou ficando cada dia mais preocupada com as coisas que eu ainda não comprei. A lista é enormeeeeeeeee! Mas vou ver se neste final de semana vou atrás de comprar o que falta porque cada vez que digo isso pra alguém o povo me olha espantado e diz: "Você ainda não comprou issoooooooooooooooo???????? Menina, como você está atrasada!" :-) Acho que estou mesmo. O Felipe não pode ter pressa!

29a Semana

O comprimento do bebê esta semana é de 29cm e seu peso de 1250g.

O bebê muda de posição constantemente, adora brincar com o cordão umbilical. Que espuleta, já gosta de brincar! A pele enrugada já desaparece por causa da camada de gordura e está avermelhada.

Mesma situação encontra-se o sistema nervoso central, também bem desenvolvido e já permite que o bebê controle sua temperatura a partir do nascimento.

O colostro pode sair do seu peito, com uma aparência amarelada. Seus pés estão maiores. Dessa forma, use calçados confortáveis.

Nesse período, é comum a mão começar a ficar ansiosa para o término da gravidez. Há um aumento na secreção vaginal.

Inchaço
A redução do fluxo de sangue no corpo da mamãe pode causar inchaço nas pernas e nos pés, provocando dores e varizes. Para amenizar os sintomas, é importante fazer caminhadas leves, evitar ficar em pé por muito tempo, tomar muito líquido, descansar com os pés mais elevados que os quadris e usar meias elásticas, importante para evitar a formação de varizes.

Se você já possui varizes, as meias devem ser postas de manhã, ainda deitada e só retiradas à noite na hora de ir para a cama. Desta forma você evita complicações durante o parto e puerpério.