Enfim um diagnóstico!

Passar um mês ouvindo que seu filho está com virose, depois de 1 internação, dias e mais dias de vômito e diarréia é de deixar qualquer mãe louca. Hoje faz exatamente 4 semanas que o Felipe adoeceu. Tudo começou com um febre e muito vômito e diarréia no dia 3 de outubro de 2007.

Passei esse mês quase todo concentrada em cuidar dele, como não poderia deixar de ser, mas o que me agoniava era sempre ouvir da pediatra (que não era a dele porque a dele estava de férias) que era uma virose e que ia passar. Enquanto isso, o bichinho continuava vomitando e perdendo peso a olhos vistos. Bom, como não sou de ficar esperando que as coisas se resolvam por si só, tomei uma atitude e levei o Felipe a melhor gastro pediatra de Recife: Dra. Margarida Antunes. Depois de desconfiar de algumas coisas, umas mais sérias e outras nem tanto, ontem, enfim, chegou-se a um diagnóstico. O que Felipe tem é uma gastroparesia decorrente de uma virose bastante agressiva que ele teve. E o que diabo é gastroparesia? Eu pessoalmente já tinha ouvido falar porque isso é uma coisa que normalmente dá em pessoas diabéticas e eu tenho uma amiga diabética que vez por outra é internada por causa de gastroparesia. O que é?

A gastroparesia, também denominada esvaziamento gástrico retardado, é uma desordem no qual o estômago leva muito tempo para esvaziar o seu conteúdo. Ocorre quando os nervos do estômago estão lesados. O nervo vago controla o movimento dos alimentos através do trato digestivo. Se o nervo vago é danificado, os músculos do estômago e dos intestinos não trabalham normalmente e o movimentos dos alimentos fica mais lento ou parado. Isso, no caso do Felipe, é uma síndrome pós-viral, que não acontece com frequência, mas pode acontecer em bebês da idade do Felipe. Não é grave, mas é chatinha!

Como tratar?

- Acetato de zinco
- Lactobasilos
- Diminuição de lactose
- Regime de engorda :-)
- E paciência, muita paciência, porque uma gastroparesia viral pode durar de 1 a 2 meses.

Bom, graças a Deus, que desde domingo o Felipe não vomita e só tem diarréia 1 vez por dia. Já está engordando e está ótimo de humor, tanto que já voltou a fazer mal-criação :-).

Graças a Deus que não é nada grave e que agora ele vai melhorar gradativamente.

Vamos passar o feriado em Porto de Galinhas e aproveitar para descansar o corpo e o espírito, comer muito peixe e tomar banho de mar.

1 comentários:

Rita disse...

Oi
adorei o seu blog!!!
estou precisando levar minha filha numa gastro pediatra
onde fica essa gastro que você levou?
obrigada!